Projeto Mães

Projeto

                A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

                Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.

               Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

             No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, e foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

Objetivos

– Homenagear as mães.

– Valorizar a figura materna na formação familiar.

– Ressaltar a importância do cuidado e dedicação contínuos e fundamentais na formação da personalidade dos filhos.

– Estimular afetividade entre pais e filhos.

– Conscientizar as crianças sobre valores éticos como obediência, respeito e compreensão.

– Utilizar o tema como instrumento pedagógico.

Sugestões de Atividades

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Siga a Edutec nas Mídias Sociais
 
midiasocial03midiasocial02midiasocial01
 
logo-edutec