Projeto Lixo Eletrônico

lixo-eletronico

Projeto

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos (computadores, televisores, telefones celulares, equipamentos de áudio, baterias, etc).

Com o crescente uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno e com a velocidade que as tecnologias são substituídas, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não é descartado em locais apropriados, uma vez que apresentam substâncias prejudiciais ao meio ambiente e ao homem, tais como: ferro, cobre, chumbo, zinco, prata, alumínio, dentre outros.

Objetivos

– Identificar o que são lixos eletrônicos.

– Conscientizar quanto ao descarte inadequado dos materiais eletrônicos, os quais são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

– Listar alguns postos de coleta de lixos eletrônicos.

– Informar a população sobre a importância do reaproveitamento dos equipamentos eletrônicos.

– Apresentar alguns produtos confeccionados a partir da reciclagem de equipamentos eletrônicos.

Sugestões de Atividades

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Robótica Educacional

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Empreendedorismo

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Etapas do Projeto

Extras

Você sabia?

* Um simples chip eletrônico, menor que a unha de um mindinho, exige 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água para ser produzido.

*Estima-se que mais de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes sejam descartadas no país por ano. Deste total apenas 6% são reciclados.

*Todo o lixo eletrônico produzido anualmente pela humanidade seria capaz de encher um trem que daria a volta ao mundo, segundo o Greenpeace.

*É possível faturar com lixo eletrônico, a empresa Itautec faturou R$195.000 com a comercialização de seus equipamentos obsoletos e material usado.

*Na Inglaterra, foi criado um homem feito de sucatas de e-lixo baseado no que um cidadão inglês consome durante sua vida.

*Entre os países subdesenvolvidos, o Brasil é o que mais produz lixo eletrônico. E, no ranking mundial, ocupa o quarto lugar.

*O lixo eletrônico, conhecido por e-lixo ou RAEE (Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos), abrange também os componentes que constituem os eletrônicos, como baterias e pilhas (acumuladores de energia) e demais produtos magnetizados.

Siga a Edutec nas Mídias Sociais
 
midiasocial03midiasocial02midiasocial01
 
logo-edutec