Projeto Combatendo o Aedes Aegypti

O Projeto

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela urbana. Ele é originário da África, seu tamanho é menor que os mosquitos comuns, tem o corpo preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. Já a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, que são depositados em recipientes artificiais, tais como: latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas ou quaisquer outros objetos que possam armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como: bromélias, bambus e buracos em árvores.

“Aedes aegypti, tão pequeno, mas grande  inimigo”.  Tendo em vista o aumento de casos em nosso país, é importante sabermos que a doença pode ser evitada e como combatê-la, despertando a comunidade para os cuidados preventivos.

A saúde é um direito do cidadão. A escola deve fornecer ao aluno informações para que possa perceber os sintomas das doenças e tomar providencias necessária.

Objetivos

– Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti.

– Reconhecer os sintomas das doenças: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

– Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor.

– Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

Sugestões de Atividades

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Robótica Educacional

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Empreendedorismo

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Etapas do Projeto

Siga a Edutec nas Mídias Sociais
 
midiasocial03midiasocial02midiasocial01
 
logo-edutec