Projeto Bullying

testeira_bullying

Projeto

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”.   Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.

O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.  No Brasil, o bullying é traduzido como o ato de bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos humilhantes e etc. Essas são as práticas mais comuns do ato de praticar bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima.

O bullying geralmente é feito contra alguém que não consegue se defender ou entender os motivos que levam à tal agressão. Normalmente, a vítima teme os agressores, seja por causa da sua aparente superioridade física ou pela intimidação e influência que exercem sobre o meio social em que está inserido.

O bullying pode ser praticado em qualquer ambiente, como na rua, na escola, na igreja, em clubes, no trabalho e etc.  Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, atrapalhando a aprendizagem, gerando desde queda na autoestima ou até outros casos mais graves.

Objetivos

– Entender o conceito da palavra Bullying e suas consequências.

– Evidenciar a importância do combate ao Bullying.

– Conhecer os aspectos que propiciam a prática do Bullying.

– Utilizar o tema abordado como instrumento pedagógico.

– Oferecer chances reais de integração social.

– Promover discussões sobre o tema abordado em todo o ambiente escolar.

Sugestões de Atividades

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Robótica Educacional

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Empreendedorismo

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Etapas do Projeto

Siga a Edutec nas Mídias Sociais
 
midiasocial03midiasocial02midiasocial01
 
logo-edutec